BIOGRAFIA

Biografia Dr. José Ferraz de Magalhães Castro


Natural do Ceará, onde seus pais, Coronel Antonio Joaquim de Magalhães Castro e Estácia de Magalhães Castro se achavam de passagem, fez seus estudos secundários no colégio Pedro II no Rio de Janeiro, onde foi colega do Príncipe Dom Pedro (mais tarde seu padrinho de casamento).
   Apenas com 21 anos, em 1886, depois de brilhantes cursos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e grande dedicação como interno do Hospital da Santa  Casa de Misericórdia, ajudante do preparador da cadeira de Física Médica da Faculdade de medicina do Rio de Janeiro, interno (por concurso) da Clínica e policlínica Oftalmológica da mesma Faculdade, serviço do Professor Hilário de Gouveia, defendeu tese (28/06/86) apresentou à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro: Dissertação – Cadeira de Clínica Oftalmológica – Blefaroplastia – Proposições – três sobre cada uma das Cadeiras da Faculdade. Foi sócio-fundador do Grêmio dos internos dos hospitais da Corte.
   Magalhães Castro, de posse de seu título de médico, sentiu pender pela terapêutica de Hahnemann e junto de seu mestre Dr. Joaquim Martinho, iniciou sua vida clínica mostrando-se inabalável na sua convicção pela homeopatia.
   Em 1888, contraiu núpcias coma a filha do Conselheiro Joaquim Pereira de Faria, Dona Helena, de quem teve seis filhos. Por insistência de seu velho amigo Dr. Wallace Cochrane, passou a residir e clinicar em São Paulo.
   A convite do Dr. Jovenal Parada trabalhou no Asilo de Expostos Wanderlei em 1900 e dirigiu com dedicação seu Sanatório Homeopático, instalado na Chácara Jaguaribe em 1909.
   Mostrou-se sempre independente e avesso a títulos ou cargos salientes, e por ocasião da Fundação da Faculdade de Medicina Hahnemann do Rio de Janeiro, recusou o cargo de Diretor e Lente.
   Como membro do Instituto Americano de Homeopatia dos Estados Unidos, seu labor perseverante em torno da lei natural aplicada à terapêutica de Hahnemann foi incontestável.
   Amigo particular do grande homeopata de Londres, John Clarke, recebeu os mais honrosos convites, testemunhados por uma preciosa correspondência. A longa enfermidade que o acometeu não impediu que aos 77 anos de idade, seu espírito brilhante e lúcido, atendesse, embora com interrupções, a clínica, até suas últimas quinzenas de vida.
Dr. José Ferraz de Magalhães Castro de 23.03.1865 a 17.05.1942

3 comentários:

  1. a escola é uma grande amiga pra nós e nos faz ser alguem na vida amo minha escola!

    ResponderExcluir
  2. Um grande homeopata, parabéns pela iniciativa de homenagear o patrono. O Dr. Ferraz teve entre suas filhas, uma grande artista chamada Helena de Magalhães Castro, a mesma diferente de suas irmãs não se limitou apenas a lecionar, mas foi uma pianista, pesquisadora do nosso folclore, declamadora e também ajudou seu pai na farmácia homeopática que funcionava na casa da família. Eu pesquiso sobre ela em meu projeto de mestrado, fiquei feliz de ver os dados de seu pai aqui no site. Abraços, Marcelle.

    ResponderExcluir