CONSELHO MIRIM

Caracterização do Conselho Mirim: 

O Conselho Mirim existe em nossa escola desde 2009, é formado por um representante de cada Ano Ciclo eleito no início do ano pelos colegas de classe.

As reuniões acontecem mensalmente no período da manhã e tarde para discutirmos assuntos pertinentes à rotina escolar no intuito de sensibilizar e cor responsabilizar os alunos nas ações desenvolvidas.

Na primeira reunião os alunos recebem um caderno para colar a pauta do dia e fazerem o registro de todos os encontros. É um momento especial para que os alunos falem e sejam ouvidos, levantem quais aspectos precisam ser melhorados, assim como dão sugestões para viabilizar a solução para o problema.

Todos os assuntos tratados nestas reuniões são repassados para os demais alunos da turma, pelo representante, onde o professor da sala abre espaço para atuação desses alunos. Geralmente conversam, fazem pesquisas com os demais alunos, e retomamos no encontro seguinte.

Com os avanços nas discussões com este grupo pretendemos neste ano de 2018 lançar outros desafios envolvendo esses alunos em ações onde todos coloquem em pratica todo seu potencial para desenvolver ações que predomine o protagonismo infantil, para isso iremos propor reuniões mensais de acordo com o cronograma firmado no primeiro encontro.

Acreditamos que a participação dos alunos nas reuniões do conselho mirim complementam o processo de aprendizagem, pois os alunos precisam assumir uma postura de responsabilidade, disciplina e iniciativa, na tentativa de ajudarem a garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.



REPRESENTANTES PARA O CONSELHO MIRIM POR TURMAS 2020

MANHÃ



REPRESENTANTES PARA O CONSELHO MIRIM POR TURMAS 2020

TARDE


Plano de Ação do Conselho Mirim

Justificativa . O Conselho Mirim é uma tentativa de sensibilizar os adultos quanto à importância dessa participação, através do exemplo e empenho das crianças. È um espaço privilegiado onde os alunos podem colocar seu ponto de vista, elencar sugestões para os problemas detectados e cor responsabilizá-los quanto a efetivação das ações elencadas neste grupo.

 Objetivos Gerais e específicos 

Criar uma cultura participativa entre os alunos que são parte principal do processo educativo; Garantir um espaço organizado e permanente para que os alunos possam falar e serem ouvidos, debatendo ideias específicas do cotidiano escolar; Cor responsabilizar todos para a concretização das ações; Antecipar alguns assuntos para serem discutidos com o Conselho de Escola levando o ponto de vista dos alunos. Envolver os alunos do conselho mirim no projeto único da escola : Literatura ,atuando junto aos seus colegas de sala. PPP vivo, filmagem da rotina escolar com foco nas aprendizagens a partir da ótica dos alunos do conselho mirim em parceria com os monitores do laboratório de informática .

Ações propostas 

Reuniões mensais para debater ideias; 
Pesquisa e ou conversa com os demais alunos da sala; 
Retomada dos assuntos e encaminhamentos das ações; 
Acompanhamento da execução das ações. 
Socialização dos assuntos tratados em suas salas de aula acerca do projeto único. 
PPP vivo para postagem no blog da escola, com foco nas aprendizagens em parceria com os monitores do LAB. 

Responsáveis 

Conselho de Escola, Conselho Mirim, Equipe de Gestão e PAPP.

Cronograma Atividade permanente: 

Reuniões mensais (assuntos variados de acordo com o plano e dinâmica escolar)

Avaliação do Plano de Ação do Conselho Mirim 

A avaliação se dará ao final de cada ação efetivada, envolvendo os alunos do conselho Mirim.

Avaliação da Equipe de Gestão com os representantes/conselheiros para avaliar a organização dos encontros, a periodicidade, dinâmica, assuntos tratados, através de instrumento próprio com perguntas abertas;

Autoavaliação através de perguntas e respostas. Avaliação da equipe escolar e comunidade no final do ano letivo



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