Caracterização do Conselho Mirim:
O Conselho Mirim existe em nossa escola desde 2009, é formado por um representante de cada Ano Ciclo
eleito no início do ano pelos colegas de classe.
As reuniões acontecem mensalmente no período da manhã e tarde para discutirmos assuntos pertinentes à rotina escolar no intuito de sensibilizar e cor responsabilizar os alunos nas ações desenvolvidas.
Na primeira reunião os alunos recebem um caderno para colar a pauta do dia e fazerem o registro de todos os encontros. É um momento especial para que os alunos falem e sejam ouvidos, levantem quais aspectos precisam ser melhorados, assim como dão sugestões para viabilizar a solução para o problema.
Todos os assuntos tratados nestas reuniões são repassados para os demais alunos da turma, pelo representante, onde o professor da sala abre espaço para atuação desses alunos. Geralmente conversam, fazem pesquisas com os demais alunos, e retomamos no encontro seguinte.
Com os avanços nas discussões com este grupo pretendemos neste ano de 2018 lançar outros desafios envolvendo esses alunos em ações onde todos coloquem em pratica todo seu potencial para desenvolver ações que predomine o protagonismo infantil, para isso iremos propor reuniões mensais de acordo com o cronograma firmado no primeiro encontro.
Acreditamos que a participação dos alunos nas reuniões do conselho mirim complementam o processo de aprendizagem, pois os alunos precisam assumir uma postura de responsabilidade, disciplina e iniciativa, na tentativa de ajudarem a garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.
As reuniões acontecem mensalmente no período da manhã e tarde para discutirmos assuntos pertinentes à rotina escolar no intuito de sensibilizar e cor responsabilizar os alunos nas ações desenvolvidas.
Na primeira reunião os alunos recebem um caderno para colar a pauta do dia e fazerem o registro de todos os encontros. É um momento especial para que os alunos falem e sejam ouvidos, levantem quais aspectos precisam ser melhorados, assim como dão sugestões para viabilizar a solução para o problema.
Todos os assuntos tratados nestas reuniões são repassados para os demais alunos da turma, pelo representante, onde o professor da sala abre espaço para atuação desses alunos. Geralmente conversam, fazem pesquisas com os demais alunos, e retomamos no encontro seguinte.
Com os avanços nas discussões com este grupo pretendemos neste ano de 2018 lançar outros desafios envolvendo esses alunos em ações onde todos coloquem em pratica todo seu potencial para desenvolver ações que predomine o protagonismo infantil, para isso iremos propor reuniões mensais de acordo com o cronograma firmado no primeiro encontro.
Acreditamos que a participação dos alunos nas reuniões do conselho mirim complementam o processo de aprendizagem, pois os alunos precisam assumir uma postura de responsabilidade, disciplina e iniciativa, na tentativa de ajudarem a garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.
REPRESENTANTES PARA O CONSELHO MIRIM POR TURMAS 2020
MANHÃ
REPRESENTANTES PARA O CONSELHO MIRIM POR TURMAS 2020
Plano de Ação do Conselho Mirim
Justificativa
.
O Conselho Mirim é
uma tentativa de
sensibilizar os
adultos quanto à
importância dessa
participação, através
do exemplo e
empenho das
crianças.
È um espaço
privilegiado onde os
alunos podem
colocar seu ponto de
vista, elencar
sugestões para os
problemas
detectados e cor
responsabilizá-los
quanto a efetivação
das ações elencadas
neste grupo.
Objetivos Gerais e
específicos
Criar uma cultura
participativa entre os
alunos que são parte
principal do processo
educativo; Garantir um
espaço organizado e
permanente para que
os alunos possam
falar e serem ouvidos,
debatendo ideias
específicas do
cotidiano escolar; Cor responsabilizar
todos para a
concretização das
ações; Antecipar alguns
assuntos para serem
discutidos com o
Conselho de Escola
levando o ponto de
vista dos alunos. Envolver os alunos
do conselho mirim no
projeto único da
escola : Literatura
,atuando junto aos
seus colegas de sala. PPP vivo,
filmagem da rotina
escolar com foco nas
aprendizagens a partir
da ótica dos alunos do
conselho mirim em
parceria com os
monitores do
laboratório de
informática .
Ações propostas
Reuniões
mensais para debater
ideias;
Pesquisa e ou
conversa com os
demais alunos da sala;
Retomada dos
assuntos e
encaminhamentos das
ações;
Acompanhamento da
execução das ações.
Socialização dos
assuntos tratados em
suas salas de aula
acerca do projeto
único.
PPP vivo para
postagem no blog da
escola, com foco nas
aprendizagens em
parceria com os
monitores do LAB.
Responsáveis
Conselho de
Escola,
Conselho
Mirim, Equipe
de Gestão e
PAPP.
Cronograma
Atividade
permanente:
Reuniões
mensais
(assuntos
variados de
acordo com o
plano e dinâmica
escolar)
Avaliação do Plano de Ação do Conselho Mirim
A avaliação se dará ao final de cada ação efetivada, envolvendo os alunos do conselho Mirim.
Avaliação da Equipe de Gestão com os representantes/conselheiros para avaliar a organização dos
encontros, a periodicidade, dinâmica, assuntos tratados, através de instrumento próprio com perguntas abertas;
Autoavaliação através de perguntas e respostas.
Avaliação da equipe escolar e comunidade no final do ano letivo
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