CONSELHO DE ESCOLA

Caracterização do Conselho de Escola

O Conselho de Escola é uma das instâncias da gestão democrática, composto por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar de forma paritária (pais, professores, funcionários de apoio e direção). 

De modo geral os representantes do Conselho de Escola participam e colaboram com o trabalho da unidade escolar visando à qualidade do atendimento aos nossos alunos. Os membros que compõem o Conselho de Escola foram eleitos no dia 22/02/2018, com a responsabilidade de representar os anseios, e expectativas da comunidade. As datas das reuniões constam no calendário anual. 

Justificativa

O fortalecimento dos Conselhos Escolares é condição fundamental para garantir o processo de participação de todos os segmentos envolvidos na comunidade escolar, para tanto é necessário qualificar novas formas de participação, onde todos se sintam responsáveis pelo processo e participem de forma mais efetiva das decisões.

Objetivos Gerais e específicos

Garantir a gestão democrática da escola através da participação dos diferentes segmentos da comunidade; · Decidir em parceria com a direção, propondo soluções para os problemas de natureza administrativa e pedagógica; · Participar da Construção do Projeto Político Pedagógico refletindo sobre a concepção da escola pública, laica e para todos; · Deliberar para Manutenção Geral do Prédio Escolar; · Discutir sobre os procedimentos escolares nos casos de conflito entre alunos e que envolve os familiares.

Ações propostas

Convocar reuniões periódicas para que se discutam e resolvam questões da escola, através da Assembleia do Conselho; · Discutir os assuntos elencados nas reuniões do Conselho Mirim e realizar os encaminhamentos • Organizar a circulação de informações e decisões do Conselho de Escola através de folders, cartazes, bilhetes, quadros no pátio, agenda, blog e etc.

Responsáveis

Equipe de Gestão, Professores, funcionários e comunidade.

Cronograma

Reuniões Bimestrais

Avaliação do Plano de Ação do Conselho de Escola

A avaliação da atuação do Conselho de Escola ocorrerá por meio das discussões e reflexões sobre o desempenho e envolvimento de todos, durante o ano letivo. Ao final de cada semestre, será proposto um momento para reflexão das ações, onde todos poderão apontar os problemas enfrentados e sugerir possíveis mudanças que se fizerem necessárias para o próximo ano, através de documento próprio com perguntas.



CONSELHO DE ESCOLA















Nenhum comentário:

Postar um comentário