PROJETO ÚNICO 2014

SÁBADO LETIVO 29-11-2014  
“A COMPOSIÇÃO POÉTICA E A BELEZA DAS 
CULTURAS INDÍGENA E AFRICANA

No sábado assistimos a apresentação de parceiros que muito nos alegraram com sua presença e participação no evento da escola, proporcionando mais ações de valorização da cultura afro-brasileira.
ONG ACER BRASIL
A Associação de Apoio à Criança em Risco – ACER Brasil foi constituída em novembro de 1993 com um grande ideal: oferecer um caminho efetivo de recuperação para crianças que vivem na rua.
O início do trabalho foi junto a meninos de rua da área central de São Paulo, adotando uma proposta de recuperação baseada em retirá-los das ruas, resgate da autoestima e o apoio de famílias extensivas.
A ONG ACER Brasil trabalha com adolescentes de 12 a 16 anos em parceria com escolas públicas oferecendo uma série de oficinas participativas com foco no meio ambiente e educação econômica. Em seguida, os apoia para desenvolver seus próprios projetos de melhoria da vida escolar e comunitária.
Com base na área de atuação em Educação e Cultura atua com atividades da Biblioteca Comunitária ACER Brasil, que conta com um acervo de mais de 12 mil livros que podem ser emprestados, e atividades regulares de mediação de leitura; ACER Brasil Capoeira e o Programa Raízes do Brasil,  com oficinas de percussão, contos, brinquedos e brincadeiras brasileiras e africanas, proporcionando às crianças e jovens o conhecimento e a valorização da cultura africana e a sua relação com o meio em que vivem. Há também um grupo avançado de percussão para crianças que queiram aperfeiçoar suas habilidades.
A atividade de Brinquedos e Brincadeiras oferece brincadeiras africanas atuais e também resgata brincadeiras antigas, além de confeccionar brinquedos com materiais diversos.
 INSTINTO DE NAJA
O grupo “Instinto de Naja” nasceu em março de 2013.
É um grupo que trabalha com alguns fragmentos da cultura afro-brasileira, com o objetivo de manter vivas essas manifestações que nos foram deixadas por nossos antepassados, uma vez que são ferramentas fortes para orientação e construção de cidadãos de bem, frente à sociedade. São elas: a capoeira, a dança-afro, samba de roda, maculelê e puxada de rede.
Seus participantes são levados a uma ampla reflexão sobre a sociedade que vivemos hoje, o cidadão que sou e que posso ser, quais são os meus direitos e deveres.
Por fim, essas manifestações são ainda um caminho para o crescimento e desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo.
Vamos agora conferir as  apresentações: “Raízes do Brasil, dança-afro, roda de capoeira e roda de samba”


Nenhum comentário:

Postar um comentário